sábado, 28 de março de 2009

MUSEUS DE IDEIAS

Museu de ideias – A educação em debate

Ciclo promoverá palestras mensais sobre a educação em museus até novembro.
Organização é do MAST, Fundação Casa de Rui Barbosa e Museus Castro Maya.

Preocupados em ampliar e divulgar pesquisas em educação não formal, além de promover o debate sobre ações educativas em museus, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) http://www.mast.br/, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) http://www.casaruibarbosa.gov.br/ e os Museus Castro Maya (MCM) http://www.museuscastromaya.com.br/ criaram o “Museu de Ideias – A Educação em Debate”, um ciclo de palestras mensais sobre práticas educativas não formais.

Os encontros serão realizados sempre na última terça-feira de cada mês, das 14h às 17h, em uma das instituições parceiras, a partir do dia 31 de março. O projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento entre os profissionais que atuam em diferentes espaços museológicos. Nos meses de abril e maio, as palestras também serão realizadas no MAST; em junho, julho e agosto, serão na FCRB e, em setembro, outubro e novembro, nos MCM.


Educação ambiental na colaboração entre museus e escolas” será o tema da primeira palestra, que será realizada no auditório do MAST em 31/03, às 14h. No encontro, a pesquisadora do Museu da Vida (FIOCRUZ), Maria das Mercês Navarro Vasconcelos, apresentará discussões e considerações geradas por um estudo fundamentado principalmente em Marx, Gramsci e Paulo Freire e que seguiu o método dialético no contexto de um trabalho colaborativo entre museus e escolas públicas localizados em regiões vizinhas. O problema investigado foi: que conhecimentos e estratégias podem contribuir para que ações de “popularização da ciência” se dêem a partir da práxis de um projeto político pedagógico emancipatório?


Da discussão deste problema, surgem as seguintes questões: que limitações, tensionamentos e possibilidades estiveram presentes nesse trabalho por ele estar inserido em uma estrutura de “capitalismo mundializado”? De que forma a experiência adquirida a partir da realização desse trabalho pode contribuir para o enfrentamento dos limites que foram identificados na colaboração entre museus e escolas? Que princípios teórico-metodológicos, estratégias educativas e tipos de atividades podem ajudar a promover avanços nessa colaboração entre os museus e as escolas? Nesse sentido, a palestra refletirá sobre a importância dos convênios interinstitucionais para que as ações de colaboração entre museus e escolas possam contribuir mais efetivamente na construção de políticas públicas.


Serviço
Museu de ideias – A educação em debate
Palestra “Educação ambiental na colaboração entre museus e escolas”
Palestrante: Maria das Mercês Navarro Vasconcelos (Museu da Vida - FIOCRUZ)
31/03 , às 14h
Auditório do MAST (Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão)
Organização: Andréa Costa, Cecília Nascimento e Maria Esther Alvarez Valente
(Museu de Astronomia e Ciências Afins); Aparecida Rangel (Fundação Casa de
Rui Barbosa) e Ozias Soares (Museus Castro Maya)

(divulgacao)

Nenhum comentário: