Inspirados nas festas literárias de Paraty (RJ) e Porto de Galinhas (PE), o CEAT » Centro Educacional Anísio Teixeira, situado no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, realizará a FLIST » Festa Literária de Santa Teresa, no dia 16 de maio de 2009, das 09 às 18 h.
A FLIST tem como objetivo promover um grande encontro de leitores e admiradores da cultura brasileira. Dessa forma, pretende-se cumprir com o papel maior de colaborar com uma cidade leitora, oferecendo à população oportunidade de acesso a diversos tipos de linguagens literárias que estimulem o desejo e o gosto pela leitura.
O bairro de Santa Teresa ocupa uma colina no coração da cidade e parece ter parado no tempo, mantendo há dezenas de anos aspectos preservados do Rio Antigo e guardando uma história em cada esquina. Escritores e artistas sempre foram atraídos por Santa Teresa, seduzidos por seu charme e por suas riquezas arquitetônica e cultural, visíveis aos olhos e ao coração. A arte exibida nos muitos ateliês que tomaram conta do bairro encontra seu reduto em Santa, como preferem chamar os apaixonados pelo local. Tudo o que existe e se sabe sobre Santa Teresa é também um pouco da história do Rio. Nas décadas de 40 e 50, o bairro era considerado um foco de produção artística e cultural devido aos saraus e rodas de poesia organizados pelos grandes agitadores culturais que o bairro teve na época, como Paschoal Carlos Magno , Laurinda Santos Lobo e o próprio poeta Manuel Bandeira.
Festa e livros em Santa
Em comemoração aos seus 40 anos, o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) promove sábado que vem uma festa literária em Santa Teresa. A programação da Flist é gratuita e inclui atividades para adultos e crianças, entre debates, ofi- cinas e apresentações de contadores de histórias. O evento homenageia a escritora Lygia Bojunga, também moradora . do bairro, que falará sobre sua obra na palestra de abertura, às 9h no Castelínho 38 (Rua Triunfo 38). Também participa- rão da festa, entre outros, Ferreira Gullar - que conversará com o escritor angolano Ondjaki -, Chico Alencar e Isabel Lustosa. A programação completa da festa pode ser consul- tada no síte http://tinyurl.com/d53cvv. O evento tem apoio dá Chave Mestre, responsável pelo Arte de Portas Abertas, e da Secretaria de Cultura do Estado. '
Para maiores informações ver: http://www.flist.org.br/
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário