terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Encontro Museus e Patrimônio na construção de outro mundo possível"

O Encontro "Museus e Patrimônio na construção de outro mundo possível", realizado no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2008 no Centro de Ciências Humanas/CCH da UNIRIO, teve como proposta refletir sobre o processo de globalização e mundialização da cultura com o objetivo de entender os significados e representações de diferentes grupos sociais, que muitas vezes não têm espaço, nem condições de ser ouvidos.

Aliando-se às propostas e ideiais do Fórum Social Mundial, o Encontro buscou debater sobre a importância dos patrimônios e museus como instrumentos possíveis de contribuir no processo de ruptura do modelo de dominação do capital, mais especificamente, de modelos culturais eurocêntricos excludentes que regem a dinâmica cultural dos países ocidentais e orientais.

Milton Santos (2001) nos adverte que o processo de globalização, no caso de países, como o Brasil, que se incorporaram ao processo, fragilizados pelo endividamento e pelas desigualdades sociais, a "a vocação homogeneizadora do capital global é exercida sobre uma base formada por parcelas muito diferentes umas das outras e cujas diferenças e desigualdades são ampliadas sob tal ação unitária [...]; é por este prisma que deve ser vista a questão da federação e da governabilidade da nação: na medida em que o governo da nação se solidariza com os desígnios das forças externas”.

O título do Encontro procura indicar o compromisso político com um projeto social e cultural que se dedique na construção de um mundo no qual estejam presentes outros modos de compreender, fazer e produzir nexos e articulações. Consideramos que as discussões devem contemplar os aspectos econômicos, político-ideológicos, educacionais, histórico-sociais que resultam diretamente na construção, de uma forma geral, dos nossos museus e patrimônios.

Com o objetivo de transformar o Encontro em um agente ativo nessa luta - um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil, os debates tiveram as seguintes questões como ponto de partida: Os museus e o Patrimônio podem contribuir para as diferentes compreensões e representações de mundo? Podem ser instrumentos de construção de outro mundo possível? Os museus e o Patrimônio ajudam a constituir cidadania e novos modelos relacionais? Que outro mundo possível os museus e o Patrimônio ajudam a constituir?

Chamado para um Dia de Mobilização e Ação Global - 26 de janeiro de 2008. Fórum Social Mundial.
"Somos milhões de mulheres e homens, organizações, redes, movimentos e sindicatos de todas as partes do planeta, aldeias e regiões, zonas rurais e centros urbanos de todas as idades, povos, culturas e crenças unidos e unidas pela firme convicção que OUTRO MUNDO É POSSÍVEL"

Nenhum comentário: