segunda-feira, 6 de abril de 2009

MAST Colloquia 2009

O ciclo de palestras de 2009 começa em 14/04 e debaterá "O caráter político dos Museus".

No primeiro encontro, o tema será "Museu e Poder". A entrada é gratuita.

O MAST Colloquia é um ciclo de palestras organizado pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (CMU / MAST), desde 1996, sobre temas relacionados às áreas de atuação do MAST: o estudo da história das ciências e das tecnologias no Brasil e a preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica. Para os encontros – realizados sempre nas terças-feiras, às 14h30, no Auditório do MAST – especialistas são convidados a apresentar diferentes perspectivas sobre um eixo temático que é definido, anualmente, pela CMU. Com essa iniciativa, o MAST procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais das áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir desse contato. Os textos produzidos a partir das palestras vem sendo publicados, ampliando o alcance do evento. Os encontros do MAST Colloquia já resultaram na edição de sete publicações, disponíveis para consulta na Biblioteca do museu e que podem ser adquiridas através da Associação Cultural de Amigos do MAST (SAMAST), pelo telefone 2580-6810.


Entre 1996 e 2001, as palestras do MAST Colloquia abordaram temas relacionados à história das ciências, com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre a prática de diversas áreas científicas. Após um intervalo de um ano, o programa de palestras foi retomado, em 2003, tendo a Museologia como foco. Desde então, os eixos temáticos dos encontros foram "Museu: Instituição de Pesquisa" (2003), "Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação" (2004) , "Conservação de Acervos" (2005 e 2006), "Documentação em Museus" (2007) e "Museu e Museologia: interfaces e perspectivas" (2008).


Em 2009, o tema central do ciclo será "O caráter político dos Museus". Dentro dele, serão enfocadas as relações políticas envolvidas nas ações de museus, como nas ações afirmativas e de inclusão social, nas políticas públicas para o setor e nas próprias aquisições de acervos das instituições museológicas. O primeiro encontro será em 14/04, às 14h30, no Auditório do MAST (com transmissão ao vivo pelo website do MAST). Na ocasião, o professor Nilson Alves de Moraes (Programa em Pós-graduação em Museologia da UNIRIO/MAST) apresentará a palestra "Museu e Poder".

Desde 2008, as palestras do ciclo passaram a ser transmitidas via internet no website do MAST. As programações dos encontros já realizados e os temas das palestras de todas as edições do Mast Colloquia estão disponíveis no website do MAST. A entrada é gratuita e o MAST fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão.


Serviço:
MAST Colloquia 2009 – "O caráter político dos Museus"
Palestra: "Museu e Poder"
Palestrante: Nilson Alves de Moraes (Programa em Pós-graduação em Museologia da UNIRIO)
Data: 14/04
Horário: 14h30
Local: Auditório do MAST (Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão)

ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário: