terça-feira, 25 de agosto de 2009

Portal integra história, cultura e saúde

20/08/2009
Rede Brasileira de instituições articulada pela história da saúde no Brasil

No dia 20 de agosto de 2009 acontece o pré-lançamento do portal da Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde – Rede BraHPCS (link: www.redebrahpcs.saude.gov.br), que pretende mobilizar instituições de saúde, bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais, entre outros. A iniciativa concretiza uma das metas do termo de cooperação entre os ministérios da Saúde e da Cultura, e envolve a parceria de diversas instituições públicas e privadas. O lançamento oficial está previsto para novembro, durante o III Fórum de Informação de Saúde, em Brasília.

No portal, é possível conferir, por exemplo, a Galeria dos Ministros da Saúde, que reúne, em ordem cronológica, a relação dos titulares desde a inauguração do ministério, em 1953. A previsão é que sejam acrescentadas outras personalidades que tiveram papel de destaque na saúde pública brasileira. Já a seção Circuito Cultural traz entidades ligadas à cultura e à saúde que mantêm museus, mostras e exposições abertas à visitação. Além de outros serviços, também é possível acessar fontes de informações como bases de dados e coleções de textos completos e bibliotecas virtuais em saúde, que trazem o acervo de bibliotecas físicas para o meio digital.

Rede BraHPCS
A Rede divulga a trajetória das políticas públicas, personalidades, documentos, fatos e serviços de saúde, o que permite destacar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde – SUS. A diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Márcia Rollemberg, diz que a rede “é um importante instrumento de mobilização para ampliar as parcerias em torno da área da saúde, ao socializar um patrimônio que precisa ser preservado e que integra a memória nacional”, afirma. A diretora cita como exemplo dessa filosofia a mostra Memória da Loucura, do Centro Cultural da Saúde, criada em 2000, pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A exposição relata os caminhos da psiquiatria há mais de 150 anos e já circulou por mais de 14 cidades brasileiras.
A Rede BraHPCS integra a Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde – BVS HPCS (link:hpcs.bvsalud.org), que é constituída por 12 países da América Latina e Caribe, dos quais o Brasil é o primeiro a lançar seu portal nacional como um espaço para integrar, organizar e difundir importantes informações sobre história, cultura e saúde.

Para o vice-diretor do Museu de Imagens do Inconsciente, Eurípedes Júnior, o portal vai abrir um canal de comunicação com detentores de acervos ou coleções na área de saúde que possam enriquecer e desenvolver a rede. “Uma das formas mais eficientes para preservar o patrimônio é a apropriação pela sociedade. A inserção de informações na Internet vai proporcionar a interface desse conjunto cultural com a população”, sustenta.

Entre as instituições de cooperação, destacam-se: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Academia Nacional de Medicina (ANM), Arquivo Nacional, Museu de Imagens do Inconsciente/Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS-RJ), Memorial Professor Juliano Moreira/ Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).

Um comentário:

Lilian disse...

Uma forma de levar a "cultura" á todas as classes sociais é fornecer um certo acesso, a internet seria um bom veiculo, já que muito se fala sobre inclusão social.
Alguns tradicionalistas dizem que objetos de museu devem permanecer imaculado, no interior dos museus. Mas filósofos como Walter Beijamim, acreditam que a arte só será arte, quando for socializada.
No caso dos demais museus, a teoria também se aplica, pois o museu só alcança sua finalidade, quando observado pelo espectador.