segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Eles não usam black tie"

O Cineclube Casa da América Latina apresenta dia 28/10 — 3a.feira às 18:00 horas, no Clube de Engenharia ( Avenida Rio Branco, 124,19º andar — Centro do Rio ), o filme "Eles não usam black tie" (Brasil — 1981 — 120 min.)

Vale a pena assistir. A direção é de Leon Hirszman e entre os atores estão Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Léila Abramo, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho, Paulo José, entre outros.

Sinopse: A trama debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe operária brasileira no fim dos anos 1970, no auge da ditadura militar. Em pólos antagônicos, como alternativa de vida para os trabalhadores, encontram-se a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme de Leon Hirszman cativou o público e a crítica e recebeu várias premiações, entre as quais se destacam o Grande Prêmio Especial do Júri e o Prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci) no Festival de Veneza de 1981.

Nenhum comentário: