domingo, 12 de outubro de 2008

A formação territorial do Rio de Janeiro - Palestra

Na próxima 5ªf, dia 16, às 16h, o Ciclo de Palestras que a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro vem promovendo debaterá “A formação territorial do Rio de Janeiro”. Na oportunidade, a pesquisadora Fania Fridman apresenta resultados da pesquisa dedicada ao estudo da história urbana e territorial do Rio de Janeiro, desenvolvida pelo Grupo de Estudos do Território e de História Urbana (Gesthu-IPPUR/UFRJ).

Formada em Economia, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutora em Economia Política, Fania Fridman é professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Autora dos livros Donos do Rio em nome do Rei (Jorge Zahar Editor) e Paisagem Estrangeira (Casa da Palavra), recebeu o prêmio Jhon M. Tolman da Brazilian Studies Association.

A pesquisa dedicada ao estudo da história urbana e territorial do Rio de Janeiro e desenvolvida no Grupo de Estudos do Território e de História Urbana (Gesthu-IPPUR/UFRJ) será apresentada em duas partes. A primeira será sobre a abertura de caminhos, a doação de sesmarias e a instalação de aldeamentos, postos de fiscalização, bases de defesa, freguesias, quilombos, vilas, cidades, núcleos coloniais e comarcas. O momento seguinte será dedicado ao processo de acumulação e de gestão dos patrimônios dada a suposição relacionada ao papel indutor na ocupação desempenhado pelos proprietários fundiários e funcionários do urbanismo - as ordens religiosas, os membros da Câmara, os engenheiros militares, os nobres e os cavaleiros d El Rei no período colonial - até o aparecimento de novos agentes no século XIX, que assumiram a modelagem não só da ordem urbana mas do território - o capital imobiliário, os novos proprietários fundiários, a burocracia ministerial, os deputados da Assembléia Provincial e as Sociedades Promotoras de Colonização. Durante a palestra está prevista a exposição de mapas, croquis e iconografia de época.

Dia 16 de outubro (5ª feira), Horário: 16h
Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro
tel. 2224-6184
Entrada fraca

http://www.bperj.rj.gov.br/

(divulgação)

Nenhum comentário: