quinta-feira, 6 de novembro de 2008

7º Festival de Diversidade Cultural - Rio de Janeiro

Tangolomango une várias linguagens no Circo Voador

El Circo Del Mundo, escola de circo chilena, grupo de dança pernambucano, coletivos e banda de rock do movimento cabaçal são algumas das atrações que farão parte da sétima edição do Festival de Diversidade Cultural, que leva espetáculo compartilhado ao Circo Voador em novembro

Depois do sucesso de 2007, o Tangolomango volta ao Rio de Janeiro com muita música, teatro, dança e circo nacionais, além de um “brinde” chileno. Entre os dias 7 e 10 de novembro, o Circo Voador abriga o evento, que tem como principal proposta reinventar identidades a partir do intercâmbio cultural entre grupos de diversas regiões do Brasil e, agora, de países vizinhos. O festival é sempre marcado por um grande espetáculo aberto ao público, misturando diversas influências e linguagens artísticas. O Tangolomango chega ao Rio depois de ter passado por Fortaleza e ainda a caminho de Salvador.

Este ano, o Tangolomango convida, pela primeira vez, nossos vizinhos latino-americanos a trocarem experiências culturais durante o festival. Para a etapa do Rio, o visitante é El Circo Del Mundo, escola de circo do Chile que vem explorar os usos da arte circense na educação. Os chilenos trarão malabares, tecidos, canções e coreografias diversas e um pouco da história de seu povo.

Na tangolomangada carioca vai ter cearense, paulista, pernambucano, além dos amigos internacionais que formam El Circo Del Mundo. “Manifestem-se”, gritará a dupla paulista do Coletivo MM não é Confete, levando sua mobile webtv live broadcast e dando voz a quem estiver no caminho. Seguindo essa voz estarão os Gigantes pela Própria Natureza, orquestra de rua sobre pernas-de-pau, e os Pandeloucos da AMC, com música da Baixada Fluminense para o mundo. Pernambuco se faz presente nesse coro pelas meninas do balé afro Majê Mole, que dançarão com a Companhia Urbana de Dança, também na roda. O som segue com a orquestra de berimbau que embala o Kina Mutembua enquanto Geraldo Júnior rege um rock/forró para ninguém botar defeito.

Cerca de 200 grupos de jovens, envolvendo três mil participantes de diferentes regiões do país, já integraram as seis edições anteriores do Tangolomango no Rio de Janeiro e as primeiras em Fortaleza e em Recife. O Festival de Diversidade Cultural faz parte do Programa Petrobras Cultural e é uma criação da produtora Mil e Uma Imagens. Mais informações no site
www.tangolomango.com.br.

SERVIÇO:
Rio de Janeiro – de 7 a 10 de novembro
Intercâmbio: 7 e 8
Mesa de debates: 10
Show: Dia 9 (domingo), às 19 horas
Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa
Telefone: (21) 2533.0354
Entrada gratuita

Nenhum comentário: